#JacobDoBandolim #Choro #Música #Arte #CentenárioDeJacobDoBandolim #Bandolim - Jacob Pick Bittencourt, ou Jacob do Bandolim, nasceu em 14 de fevereiro de 1918 e morreu em 13 de agosto de 1969. Foi um dos maiores músicos e compositores brasileiros. Morou na Lapa no Rio de Janeiro e conviveu com Pixinguinha, grande maestro, compositor, músico e liderança do choro.São de sua autoria clássicos do choro como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas, Assanhado e Receita de Samba. Filho único de Francisco Bittencourt e da polonesa judia Raquel Pick, não teve professor de música, sempre foi autodidata.Em 20 de dezembro de 1933 apresentou-se pela primeira vez como amador na Rádio Guanabara. Em 11 de maio de 1940 casou-se com Adylia Freitas, grande companheira de vida, com quem teve um casal de filhos:Sérgio Freitas Bittencourt,que se tornaria jornalista e compositor e Elena Freitas Bittencourt que se formaria cirurgiã dentista. Realizou inumeros saraus na casa de Jacarepaguá no Rio de Janeiros que atraiam muitas personalidades do mundo político e artístico.Em 1966, Jacob do Bandolim reuniu o grupo Época de Ouro, constituído por músicos que o acompanhavam em apresentações e gravações e que se tornaria célebre.Faleceu após visitar seu ídolo e amigo Pixinguinha, no bairro de Ramos,no Rio de Janeiro, quando teve o terceiro infarto do miocárdio que ceifou sua vida, nos braços de sua esposa Adylia em agosto de 1969.

Jacob Pick Bittencourt, ou Jacob do Bandolim, nasceu em 14 de fevereiro de 1918 e morreu em 13 de agosto de 1969. Foi um dos maiores músicos e compositores brasileiros. Morou na Lapa no Rio de Janeiro e conviveu com Pixinguinha, grande maestro, compositor, músico e liderança do choro.São de sua autoria clássicos do choro como Vibrações, Doce de Coco, Noites Cariocas, Assanhado e Receita de Samba.

 foto:Reprodução Internet

 Filho único de Francisco Bittencourt e da polonesa judia Raquel Pick, não teve professor de música, sempre foi autodidata.Em 20 de dezembro de 1933 apresentou-se pela primeira vez como amador na Rádio Guanabara. 


fotos:Reprodução Internet

Em 11 de maio de 1940 casou-se com Adylia Freitas, grande companheira de vida, com quem teve um casal de filhos:Sérgio Freitas Bittencourt,que se tornaria jornalista e compositor e Elena Freitas Bittencourt que se formaria cirurgiã dentista. Realizou inumeros saraus na casa de Jacarepaguá no Rio de Janeiros que atraiam muitas personalidades do mundo político e artístico.

Em 1966, Jacob do Bandolim reuniu o grupo Época de Ouro, constituído por músicos que o acompanhavam em apresentações e gravações e que se tornaria célebre.


Faleceu após visitar seu ídolo e amigo Pixinguinha, no bairro de Ramos,no Rio de Janeiro, quando teve o terceiro infarto do miocárdio que ceifou sua vida, nos braços de sua esposa Adylia em agosto de 1969.

foto:Pixinguinha e Jacob do Bandolim/Reprodução Internet


Ouça o raro registro de Vibrações, em Brasília, com Jacob do Bandolim e o Época de Ouro em 1967, após o primeiro infarto do miocárdio de Jacob do Bandolim. 




E o Registro de Doce de Coco, por volta de 1967, em faixa do álbum Com Jacob, sem Jacob do Instituto Moreira Salles, atualmente fora de catálogo.