Arqueologia ameaça construção de prédios no Parque Augusta

Levantamento realizado por doutor em arquitetura pela Universidade de São Paulo e também ativista defensor do Parque Augusta Sem Prédios, Arnaldo Melo, identificou no terreno do Parque Augusta, a necessidade de estudos arqueológicos para identificar e preservar potencial patrimônio existente no subsolo dos mais de 24 mil metros quadrados, encravados entre as Ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá. O Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) deve ser acionado nos próximos dias.

http://sao-paulo.estadao.com.br/blogs/edison-veiga/arqueologia-ameaca-predios-e-parque-na-augusta/

http://www.tvgazeta.com.br/?videos=estudo-mostra-que-subsolo-parque-augusta-guarda-preciosidades


foto: Face Interna do Muro do Parque Augusta(Rua Augusta) com arcos semi enterrados, fevereiro de 2015/Reprodução Facebook Parque Augusta

O Parque Augusta é uma área verde de 25 mil metros quadrados, encravada no centro da cidade, ameaçada pela construção de 5 prédios. No Natal de 2013, o Prefeito Fernando Haddad, sancionou a Lei 15.941 que criaria o Parque Municipal Augusta. Até agora,  alei 15.941 não foi cumprida. A Prefeitura de São Paulo alega falta de recursos financeiros. O Ministério Público do Estado de São Paulo, foi acionado pelo Movimento Parque Augusta Sem Prédios e viabilizou repatriação de recursos financeiros desviados da prefeitura de São Paulo durante a Gestão Paulo Maluf e condicionou sua utilização pelo poder público municipal para a viabilização do Parque Augusta Sem Prédios.

No dia 09 de maio de 2014, o Prefeito Haddad reuniu-se com o dono da Construtora Setin, que juntamente com a Construtora Cyrela, são autoras do projeto de construção de 5 prédios no terreno delimitado pelas Ruas Augusta, Rua Marquês de Paranaguá e Caio Prado, que já sediou o Colégio Des Oiseaux(onde estudaram a revolucionária Patrícia Galvão( a Pagu), a senadora Marta Suplicy e a falecida sociológa Ruth Cardoso), o Colégio Equipe(notabilizado em 1968 pelas apresentações musicais mediadas por Serginho Groissman), o Projeto SP(concebido pelos irmãos Waligora e realizado sob uma lona de circo entre 1985 e 1987) e experiências elaboradas e vivenciadas através de ações do Movimento Parque Augusta Sem Prédios que reforçaram o clamor pelo Direito à Cidade, entre 2013 e 2015.

Conheça mais da História de Luta do Movimento Parque Augusta Sem Prédios:



O WIKIPEDIA também acompanha a evolução desta Luta pela Cidade Lúdica:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Augusta